Na manhã desta quarta-feira (30), uma comitiva norueguesa, acompanhada pela Polícia Federal, visitou o Porto de Vila do Conde, em Barcarena, para conhecer as operações locais. A equipe, composta pela ministra da Justiça e Segurança Pública da Noruega, Emilie Enger Mehl, e outros representantes, contou também com a presença da Guarda Portuária da CDP e da Receita Federal.
A delegação, que inclui o secretário de Estado Hans-Peter Aasen, a secretária permanente Silje Lien Nilsen, o assessor Simen Andreas Nefstad Grinden e o embaixador Odd Magne Ruud, está no Brasil para participar do G20, realizado no Hangar, em Belém. Na visita ao terminal, os noruegueses puderam observar a atuação da empresa Hydro, parcialmente controlada pelo governo norueguês.
Durante a visita, o grupo acompanhou uma demonstração de inspeção de contêineres com o auxílio de uma cadela farejadora da Receita Federal e conheceu o terminal de logística de manganês, onde foram observadas práticas de fiscalização do minério. A comitiva também foi apresentada ao trabalho da Polícia Federal no estado, incluindo o Grupo de Polícia Marítima (Gepom) e a Diretoria da Amazônia e Meio Ambiente (Damaz), que atuam na proteção dos portos e rios da região.
Fotos: Divulgação/Polícia Federal