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ALUBAR PROMOVE SEMANA DO MEIO AMBIENTE E REFORÇA COMPROMISSO COM AÇÕES SUSTENTÁVEIS

Programação destaca o papel da indústria na luta contra as mudanças climáticas e incentiva a transição para fontes limpas e práticas conscientes

Diante de um cenário climático cada vez mais alarmante, a Alubar — referência na fabricação de cabos elétricos e vergalhões de alumínio — promove ao longo do mês de junho a Semana do Meio Ambiente 2025, com o objetivo de fomentar o debate e incentivar práticas sustentáveis dentro e fora do ambiente industrial.

Com o tema “Acelerando a Transição Ambiental: da Conscientização à Ação”, a programação inclui palestras educativas, dinâmicas com colaboradores e reflexões sobre questões urgentes, como consumo consciente, poluição, mudanças climáticas, preservação da biodiversidade, proteção dos oceanos e combate à desertificação.

A iniciativa ocorre em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, e se estende a outras datas relevantes do mês, como o Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho) e o Dia de Combate à Desertificação e à Seca (17 de junho). Segundo Raphael Favacho, gerente de Controle de Qualidade e Meio Ambiente da empresa, a proposta é destacar que o setor industrial pode e deve liderar o processo de transição para um futuro mais sustentável.

MEDIDAS PRÁTICAS E AVANÇOS EM SUSTENTABILIDADE

Em 2024, a Alubar iniciou a construção de seu inventário de emissões de gases do efeito estufa (GEE), com aquisição de ferramentas e organização de dados para mensuração precisa. A partir de 2025, a empresa entrou na fase de geração de relatórios que serão auditados e divulgados publicamente em 2026.

Outro destaque da atuação ambiental da empresa é a adoção de energia de fontes renováveis por meio do mercado livre de energia. Desde 2017, todas as unidades da Alubar no Brasil operam com energia incentivada, como eólica e solar. Essa iniciativa já evitou a emissão de cerca de 1.374 toneladas de CO2, o equivalente ao plantio de quase 10 mil árvores. Apenas em 2024, a estratégia de compra direta gerou uma economia de 24% em comparação aos custos do mercado tradicional.

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