A atual soberana do grandioso festival vive momentos incríveis em sua vida, que jamais serão esquecidos.
Aos 21 anos de idade, Amanda Machado vive uma experiência única e muito cobiçada por várias mulheres do município de Barcarena. Ela é a atual Rainha do Festival do Abacaxi, um evento grandioso, o maior do Baixo Tocantins, e um dos maiores do estado do Pará. Em sua cabeça, Amanda exibe, desde o glorioso dia 18 de outubro de 2024, a brilhante coroa, majestosa, que anuncia a chegada da soberana do abacaxi na cidade da guitarrada e das indústrias. Para a jovem, tem sido um reinado incrível, totalmente acima de tudo que idealizou em sua mente, uma experiência inimaginável para tão pouca idade.
Todos os dias quando acorda e olha para a coroa dentro de sua casa, Amanda ainda se surpreende com tão grande conquista. “Eu paro e penso ‘meu Deus, eu sou Rainha do Abacaxi’, uma coisa que desde de criança eu adorava ir e assistir. Sempre ficava encantada com todas as candidatas e muito ansiosa para a chegada do concurso”, detalha. Mas para chegar ao altar e à cadeira dourada de sua majestade, muito esforço e dedicação foi necessário de Amanda, desde o momento em que recebeu o convite e a ideia de um amigo para que ela se candidatasse. Imediatamente, ganhou total apoio de seus amigos e, principalmente, de sua família.
“Eu ensaiava todos os dias, treinava na academia e fazia crossfit para ganhar resistência. Andei muito no sol atrás de patrocínios. Meus ensaios com a fantasia foram muito limitados, pois ela chegou três dias antes do concurso, já que foi fabricada em Belém. Ou seja, tive praticamente dois dias para me adaptar com ela, tendo que fazer algumas mudanças na coreografia por conta da limitação da fantasia. Para se ter noção, meu último ensaio foi até as 5h30 da manhã, já no dia do concurso”, contou a Rainha que se apresentou com a temática de Aracy Weá, o ritual da coroa na festa do fruto rei, e foi patrocinada pelo empreendimento Freelhena.
Quando chegou o grande dia, um misto de sentimentos invadiu o coração de Amanda. Ela nem imaginava que estava prestes a receber um manto vermelho, uma coroa cheia de brilho e um centro de Rainha. “A vontade de ganhar era predominante, e eu estava muito confiante no meu trabalho. Ao fim da minha apresentação, eu lembro que só conseguia pensar no quanto estava feliz em cima daquele palco, sem nenhum arrependimento dentro de mim, pois durante todo o processo eu sempre estive muito contente e realizada”, pontuou a soberana.
Sua fantasia, feita com a criatividade do estilista André Chagas, continha elementos de cores amarela, verde, marrom e prata. A base e a pesquisa por trás da sua coreografia foi feita por Hyan Santos. Ousada, Amanda apostou em muito mais, e arriscou novos passos, mudando na hora da apresentação alguns movimentos. Acertou em cheio. “Quando ouvi anunciarem meu nome, eu vi que havia conseguido. Não existia nada no meu coração além de sensação de dever cumprido. Ver minha família e meus amigos ali, vibrando por mim e comigo, mostrava que aquele sonho que estava concretizado não era só meu”, descreveu Amanda.
A partir daí, foi só alegria, emoção e grandes momentos na vida da Rainha. No dia 17 de dezembro de 2024, veio mais uma conquista, que foi a entrega do prêmio máximo para sua majestade, o carro 0 km, direto da concessionária, em Belém. Com um veículo novo em mãos, Amanda pode se deslocar para os vários eventos aos quais foi convidada a participar por ser Rainha. Ela participou tanto de atividades oficiais da Prefeitura de Barcarena, como de programações externas como coquetéis de lançamento, concursos, visitas em várias escolas, entre outros. “É ótimo receber o carinho das pessoas e o amor das crianças. Sempre sou chamada para eventos da nossa amada comunidade. Os moradores me convidam para muitos lugares e eventos, e eu me sinto muito lisonjeada, lembrada e amada”, disse a Rainha.
Como neste ano de 2025 o Festival do Abacaxi retorna para seu mês tradicional, que é setembro, Amanda vive as experiências dos últimos 3 meses de reinado. “Estou com um mix de emoções. Estou ansiosa para poder dançar de novo, dessa vez para me despedir, mas admito que ainda não estou preparada para me desfazer deste título que mudou minha vida por completo”, adiantou. E para aquelas que têm o mesmo sonho, já estão inscritas ou pensam em se inscrever para o grande concurso deste ano, Amanda incentiva e deixa sua dica. “Digo a elas que não desistam. Haverá dificuldades e obstáculos, mas que isso não as impeça de seguir em frente. Tenham Deus em seu coração, que tudo se realiza da forma que tem que ser”, finalizou.
Vale lembrar que as inscrições para o Concurso Rainha do 43º Festival do Abacaxi, segue aberto até o dia 31 de julho. Você pode se inscrever na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), que fica na 15 de novembro, entre Magalhães Barata e Santo Antônio, em Barcarena-Sede, e dar o primeiro passo para o reinado.