SIGA A GENTE

ARSEP COMEMORA CONSTRUÇÃO DE NOVA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO EM BARCARENA

A Agência Reguladora de Serviços Públicos de Barcarena – ARSEP, por meio do seu diretor-presidente, Franklin Costa, festeja a construção da 4ª Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na cidade. A unidade está sendo construída na sede do município para receber, inicialmente, todo esgoto coletado no bairro Pedreira. Após a conclusão da obra e entrega da ETE, que está prevista para fevereiro de 2024, mais de 4 mil pessoas passarão a ter acesso ao sistema de esgotamento sanitário. 

Os novos reatores que irão integrar a ETE Sede já foram entregues à concessionária Águas de São Francisco. Esses reatores terão função fundamental no processo de tratamento do esgoto. Isso porque é a partir deles que ocorre a separação dos gases, sólidos e líquidos dos efluentes. O diretor-presidente da ARSEP, Franklin Costa, está muito satisfeito em ver que o saneamento segue em expansão no município de Barcarena. 

“Com esse reator, o processo é mais eficiente no tratamento, pois é o anaeróbio, não sendo necessária a utilização de oxigênio para realizar a limpeza do esgoto que a ETE recebe das residências”, explica Franklin. “Inicialmente, todo efluente coletado no bairro Pedreira irá passar pelo tratamento adequado para, posteriormente, ser devolvido à natureza livre de contaminações”, ressalta.
 
No local em que está sendo construída a ETE, equipes da Águas de São Francisco já atuam na implantação de redes coletoras de esgoto que irão transportar todos os efluentes até a ETE. Portanto, o diretor-presidente Franklin faz um pedido à toda população. “É de suma importância que todos os moradores se interliguem e façam parte desta melhoria coletiva, uma vez que, com a chegada do esgoto, vários benefícios virão, como redução das doenças de veiculação hídrica, o aumento da expectativa e qualidade de vida da população e a preservação do meio ambiente”.

PUBLICIDADE