O município de Barcarena recebeu neste domingo, 25, a triste notícia que abalou a política na região, dentro das comunidades, no seio da Igreja do Evangelho Quadrangular – IEQ, de familiares e amigos. Luis Tavares, uma das maiores lideranças políticas de Barcarena e da região, faleceu no Hospital Porto Dias, em Belém do Pará.
Luis Tavares sofreu um AVC no último sábado, 17 de agosto, foi internado no Hospital Wandick Gutierrez, na sede de Barcarena. Ele ficou sem falar e perdeu os movimentos de um lado do corpo. Devido à gravidade do seu estado de saúde, precisou ser encaminhado à Belém, onde deu entrado no Hospital Porto Dias. Na unidade de saúde fez duas cirurgias na cabeça com urgência. De lá, seus familiares atualizavam todos os dias ao povo barcarenense, notícias do ex-vereador. Neste domingo veio a notícia que ninguém queria ouvir.
Luis do Socorro Tavares Rodrigues nasceu em 1968, filho de Gregória Tavares e Seu Arquimedes, uma família simples e humilde do Tauaporanga, interior de Barcarena. Luis era um entre os 12 irmãos daquela querida família. Ele estudou e entrou para a política, onde conquistou 7 mandatos como vereador de Barcarena. Defendeu os direitos da sociedade barcarenense em vários seguimentos, seja na saúde, na educação, juventude, estudantes e amigos da igreja.
Neste último, o meio religioso, mais especificamente na Igreja do Evangelho Quadrangular – IEQ, Luis era uma grande liderança. Todas as igrejas quadrangulares tinham um imenso carinho e respeito por Tavares. Ele tinha o respeito principalmente do jovens, que tinham a presença dele na Marcha pra Jesus, RUJA, encontro de jovens, células, entre outros.
Com a notícia da morte de Tavares, várias lideranças políticas, instituições, amigos e familiares falaram ou emitiram nota nas redes sociais, falando desse momento de dor. “Com muita tristeza, recebi a notícia da partida do nosso querido amigo, companheiro de governo, Luís Tavares. Nesse momento de dor, solidarizo-me com a família e amigos por tão irreparável perda. Tavares deixa um legado de trabalho e boas contribuições ao município de Barcarena. Que Deus conforte a todos”, disse o prefeito de Barcarena Renato Ogawa, que ainda chegou a abraçar e sorrir com Luis na convenção do PP e MDB no Ginásio de Vila dos Cabanos.
“Meu querido amigo. Estou triste”, declarou o cantor e compositor Waldo Possa. “Amigo e parceiro de anos de trabalhos juntos! Sempre muito justo! Os meus mais sinceros votos de pesares a todos os seus familiares e amigos. Descanse em Paz na Glória do Pai Celestial”, disse a ex-vereadora Laurinha Marques. “Muito triste. Ele falava pra mim: ‘Robson você sempre se reinventa para não sair do cenário público’. Teve uma vez que vim com ele de Abaetetuba-PA da UFPA de carona e muitos papos, entre eles, se eu trabalharia para ele. Muitos risos e risos”, destacou Robson Venturynne.
Wesley Marks era sobrinho de Luis Tavares, e lembra que tinha o tio como um defensor. “Ele era um homem muito alegre e meu defensor. Estou me sentindo muito triste”, disse. “Nós, representantes da comunidade de São Francisco lamentamos essa grande perda e prestamos nossas condolências a todos os familiares dessa grande liderança de Barcarena, disse Raimunda Braga. “Barcarena perdeu um ser humano ímpar, um pai incrível, um amigo maravilhoso e principalmente um político íntegro. Descansa em paz, Luís. Obrigada por tudo que representas ao nosso município”, completou Thalissa Rodrigues.
A 4ª Igreja do Evangelho Quadrangular de Barcarena emitiu uma nota. “A família 4IEQ manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do nosso irmão Luis Tavares. Nesse momento doloroso, nossa solidariedade à família, e aos amigos e pedimos que o Espírito Santo os console”.
Uma das frases de Luis Tavares era: “Uma nação se define com uma reunião de pessoas que compartilham sentimentos, afetos, laços, cultura, valores, uma história comum. Empatia é a capacidade que o ser humano tem de se colocar no lugar do outro, de entender o que o outro sente”. É com esse e vários outros ensinamentos, e com um imenso legado, que Barcarena lembrará de Luis Tavares para sempre.
Fotos: Reprodução/Redes sociais