O Porto de Vila do Conde, situado em Barcarena, conquistou posição de destaque ao ser um dos 11 empreendimentos do setor portuário qualificados pelo Governo Federal no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República. Essa qualificação estratégica coloca o porto como prioridade nacional, tanto nas esferas administrativa quanto controladora da União, estados, Distrito Federal e municípios.
Além do Pará, a iniciativa abrange os estados de Alagoas, Amapá, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul e visa impulsionar projetos considerados de interesse estratégico para o desenvolvimento econômico do país.
Com uma área de 67.448 metros quadrados dedicada à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais, o Porto de Vila do Conde é um projeto greenfield, iniciado do zero, sem recursos preexistentes. Sua operação é fundamental para a movimentação de commodities como soja e milho, utilizando recepção hidroviária, terrestre e longo curso para o embarque.
O contrato estabelece um prazo de 25 anos, com vigência programada para iniciar em 2024 e encerrar em 2049. O CAPEX estimado para manter e expandir as operações é de R$ 716 milhões, evidenciando o potencial de desenvolvimento e a importância estratégica do Porto de Vila do Conde no cenário portuário brasileiro.